9/11/2016

O 11 de Setembro que você não conhece - [PARTE 3/5 - LINHA DO TEMPO]

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATENÇÃO: QUERO DEIXAR CLARO DE QUE ESTE NÃO É UM POST CONTRA OU A FAVOR DE UMA POSSÍVEL FRAUDE NOS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. É UM POST NEUTRO, DIVIDIDO EM 3 PARTES.


VOCÊ É LIVRE PARA CRITICAR COMO QUISER;
VOCÊ É LIVRE PARA CONSPIRAR COMO QUISER;
VOCÊ É LIVRE PARA COLABORAR COM INFORMAÇÕES COMO QUISER.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LINHA DO TEMPO

11 de Setembro de 2001

- 5:45



Após passar pela segurança do Aeroporto Internacional de Portland, os terroristas Mohammed Atta e Abdulaziz al-Omari embarcam para Boston, onde pegarão o voo 11 da American Airlines com destino a Los Angeles.

- 07:59



Voo 11 da American Airlines decola de Boston, com destino a Los Angeles. O Boeing 767 leva 92 pessoas a bordo: 76 passageiros, 11 tripulantes, e 5 terroristas.

- 08:14



Voo 175 da American Airlines decola de Boston, com destino a Los Angeles. O Boeing 767 leva 65 pessoas a bordo: 51 passageiros, 9 tripulantes, e 5 terroristas.

Os terroristas dão inicio ao sequestro do voo 11.


A aeromoça Betty Ong do voo 11 avisa a American Airlines que o avião foi sequestrado. A companhia, então, alerta o FBI.

Betty Ong diz:


"Ninguém atende o telefone na cabine do piloto. Alguém foi esfaquiado na classe executiva, eu acho que usaram spray de pimenta, ou algo. Não conseguimos respirar, mas eu acho que estamos sendo sequestrados."

- 08:20



Voo 77 da American Airlines decola de Washington, com destino a Los Angeles. O Boeing 757 leva 64 pessoas a bordo: 53 passageiros, 6 tripulantes, e 5 terroristas.

- 08:24


Na tentativa de falar com os passageiros, Mohammed Atta aperta o botão errado e acidentalmente fala com controladores aéreos.

Mohammed Atta diz:


"Temos alguns aviões. apenas fiquem quietos e ficará tudo bem. Estamos retornando ao aeroporto. Ninguém se mexa. Tudo ficará bem. Se vocês tentarem qualquer coisa, colocarão vocês e o avião em risco. Apenas fiquem quietos."

- 08:37


Ao ouvir a mensagem de Mohammed Atta, o controlador de voo Peter Zalewski reporta o sequestro do avião para o Setor de Defesa Aérea Noroeste. O órgão mobiliza jatos da Força Aérea para localizar e seguir o avião da American Airlines.


- 08:42



Com 42 minutos de atraso, o voo 93 da United Airlines decola de New Jersey com destino a San Francisco. O Boeing 757 leva 44 pessoas a bordo: 33 passageiros, 7 tripulantes, e 4 terroristas.

- 08:45


Os terroristas dão início ao sequestro do voo 175, que é redirecionado para New York.


- 08:46


O avião do voo 11 bate na Torre Norte do World Trade Center entre os andares 93 e 99. O impacto mata todos os 92 passageiros a bordo e centenas no prédio. Todas as escadas de emergência ficam danificadas e acredita-se que cerca de 1400 pessoas tenham ficado presas do 91° andar acima. Imediatamente após o impacto, bombeiros e policiais vão ao local e a polícia Portuária começa a esvaziar o prédio.
Ao mesmo tempo em que era gravado um documentário francês sobre os bombeiros de Nova York. O vídeo abaixo é uma cena do documentário 9/11.


- 08:50

O chefe de gabinete da Casa Branca, Andrew Card, avisa o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que um avião atingiu a Torre Norte. Bush está participando de uma visita pré-agendada a uma a uma escola primária em Sarasota, na Florida.



- 08:54

Os terroristas dão início ao sequestro do voo 77, que é redirecionado para Washington.


- 08:59


Enquanto o voo 175 se aproxima do World Trade Center, passageiros tentam falar com parentes e autoridades por telefone.


- 09:02


Começa a retirada da Torre Sul do World Trade Center.


- 09:03


O avião do voo 175 bate na Torre Sul do World Trade Center, entre os andares 77 de 85. O impacto mata todos a bordo e centenas no prédio. Uma escada de emergência não é destruída completamente e pelo menos 18 pessoas que estavam acima do andar 77 conseguiram deixar o prédio.




- 09:05

O chefe de gabinete da Casa Branca, Andrew Card, avisa o presidente George W. Bush, que outro avião atingiu o World Trade Center. Bush continua na escola.

- 09:12

A aeromoça do voo 77 da American Airlines telefona para a mãe para dizer que o avião foi sequestrado e pede que ela avise a companhia. Uma passageira também liga para o marido, que conta sobre o ataque ao World Trade Center.

- 09:28

Os terroristas dão início ao sequestro do voo 93, que é redirecionado para Washington.

- 09:36

O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, deixa seu escritório na Casa Branca e é levado para bunker da era da Guerra Fria.


- 09:37


O avião do voo 77 cai na parte oeste do Pentágono. O incêndio mata todos os 64 a bordo e mais 125 no prédio, o incêndio subsequente deixa 106 feridos. Bombeiros respondem imediatamente e dão inicio à retirada do prédio.


- 09:42


A Administração de Aviação Federal(FAA), cancela todos os voos do país.


- 09:45


Em Washington, a Casa Branca e o Capitólio são esvaziados.


- 09:57


Pelo menos 13 pessoas conseguem em contato com com parentes e autoridades para reportar o sequestro. Pelo menos 6 delas ficaram sabendo dos outros ataques. Acredita-se que, a partir dessa informação, passageiros do voo 93 votaram coletivamente e decidiram organizar um ataque aos sequestradores.


- 09:59


A Torre Sul do World Trade Center entra em colapso, após 56 minutos de incêndio. A torre leva apenas 10 segundos para desabar por completo.


- 10:03


Para impedir que passageiros do voo 93 retomassem o controle do avião, os sequestradores provocam a queda do mesmo em uma área rural de Shanksville, perto de Pittsburgh. Todos morreram.


- 10:15


O local atingido no Pentágono desaba. Ninguem fica ferido, pois o prédio havio sido esvaziado.


- 10:28


A Torre Norte do World Trade Center entra em colapso, após 102 minutos de incêndio.


- 11:02


Começa a retirada de Lower Manhattan, afetando cerca de 1 milhão de moradores e turistas.


- 12:16


O último voo comercial que estava no ar pousa, fechando de vez todo o tráfego aéreo nos Estados Unidos. No total, os controladores de voo guiaram mais de 3000 voos comerciais, e cerca de 1200 aviões particulares para aeroportos no Canadá e Estados Unidos.


- 12:30


O grupo de sobreviventes ao colapso da Torre Norte começa a sair dos escombros. São 14 pessoas(13 bombeiros e a civil Josephine Harris, de 69 anos), e estavam na Escada B.


- 13:00


Começam as buscas por sobreviventes nos escombros após o colapso total das torres.



- 15:00

Pasquale Buzzelli é resgatado pelos bombeiros. Engenheiro da Polícia Portuária, ele estava no 64° da Torre Norte e deixava o prédio pela Escada B quando o prédio desabou.



- 17:20

Colapso da Torre 7



- 20:00

John McLoughlin e William Jimeno, dois membros da Polícia Portuária que tinham ficado presos nos escombros da Torre Sul, são localizados durante a busca por sobreviventes. O resgate dos dois foi retratado no filme "As Torres Gêmeas", de Oliver Stone.


- 20:30


George W. Bush faz um pronunciamento oficial à nação, no qual diz que os Estados Unidos "vão vencer a guerra contra o terrorismo". Ele já havia feito pronunciamentos breves durante o dia.




- 23:00

William Jimeno é retirado dos escombros.



12 de Setembro de 2001

- 7:00

John McLouglin é retirado dos escombros.

- 12:30


Depois de ficar mais de 26 horas sob os escombros, Genelle Guzman-McMillan é a última pessoa a ser resgatada viva. Secretária da Polícia, estava com Buzzelli na Escada B, mas não foi parar no mesmo lugar que ele.


13 de Setembro de 2001

A Ground Zero Cross, como foi chamada, emocionou as pessoas depois dos atentados.




Pessoas que ajudaram no resgate escreveram nomes de vítimas na cruz.



Tributos deixados no local dos atentados ao World Trade Center.







Vários metalúrgicos fizeram Cruzes, Estrelas de Davi, Escudos do N.Y.P.D.(Departamento de Polícia de Nova York) e silhuetas das Torres Gêmeas com os restos de metal nos escombros.



14 de Setembro de 2001

George W. Bush visita o local do atentados para agradecer aos policiais, bombeiros e aos voluntários que ajudaram na busca e resgate aos sobreviventes.


17 de Setembro de 2001

Socorristas que sobreviveram aos ataques ao juntam-se prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, Governador do Estado George Pataki, e aos Senadores Hillary Clinton e Charles Schumer para a cerimônia do sino de abertura da NYSE.


Famílias das vítimas do voo 93 sequestrado visitam o local do acidente antes de participar da cerimônia fúnebre.


A Cruz Vermelha Americana presenteia às famílias das vítimas do voo 93 com frascos da terra recolhida no local do acidente.


18 de Setembro de 2001

Cartilha em memoria às vítimas é distribuída por várias igrejas na Pennsylvania.

Capa

Nunca Esquecidos
Sempre em Nossos Corações

11 de Setembro de 2001

Cartilha

Serviço Funerário
Setembro de 2001

Bem-Vindo
Oração de Abertura
Iluminação de Velas
"Chamada à Relembrança"
Meditação
"Nós nos Lembramos Deles"
Palavras de Conforto e Cura
Encerramento


Chamada à Relembrança

Líder
Hoje nos reunimos com nossos entes queridos e nossa família coletiva para comemorar, 
lembrar e unir-se uns com os outros.

Público
Celebramos a vida e o legado de nossos amigos e entes queridos, aqueles que de repente 
morreram.

Líder
Nós nos juntamos no amor e na lembrança, mão a mão, de coração para coração, de alma para alma.

Público
Da nossa experiência nasce um maior sentido de unidade, de família e de espírito compartilhado.

Líder
Que esse espírito cresça em nossos corações e almas enquanto nos curamos

Público
Nós honraremos suas vidas com um compromisso renovado a todas as coisas maravilhosas na vida.

Líder
Nós refletimos com carinho sobre nosso tempo juntos e sobre nossas memórias especiais - Memórias 
que durarão para sempre.

Público
Nós compartilhamos seu espírito e agora eles viverão dentro de nós para sempre.

Líder
Vamos unir-nos agora em memória e esperança.

Público
Vamos unir-nos agora em memória e esperança.


Capa traseira

Nós nos lembramos deles

No nascer do sol e em sua descida,
Nós nos lembramos deles.

No sopro do vento e no frio do inverno,
Nós nos lembramos deles.

Na abertura dos botões e no renascimento da primavera,
Nós nos lembramos deles.

No azul do céu e no calor do verão,
Nós nos lembramos deles.

No farfalhar das folhas e na beleza do outono,
Nós nos lembramos deles.

No início do ano e quando termina,
Nós nos lembramos deles.

Quando estamos cansados e necessitados de força,
Nós nos lembramos deles.

Quando estamos perdidos e doentes do coração,
Nós nos lembramos deles.

Quando temos alegrias que desejamos compartilhar,
Nós nos lembramos deles.

Enquanto vivamos, eles também viverão,
Porque eles são agora uma parte de nós,
Como nos lembramos deles.

---------------------------------------------------------------------------------
Este post é atualizado a cada 6 meses, caso haja novas informações
---------------------------------------------------------------------------------
Ultima atualização: 18/08/2017
---------------------------------------------------------------------------------

No comments:

Post a Comment